3 RAZÕES PELAS QUAIS VOCÊ VAI CONTINUAR PROCRASTINANDO SUA MUDANÇA

3 RAZÕES PELAS QUAIS VOCÊ VAI CONTINUAR PROCRASTINANDO SUA MUDANÇA

 

 

 

Querer mudar de relacionamento, de estilo de vida, de carreira é uma meta para muitas pessoas. A grande questão é: como transformar esse desejo em ações palpáveis que gerem resultados diferentes na prática?

 

Já falei aqui no blog que a procrastinação é um dos 7 grandes sinais de insegurança. Se atentar para esses sinais é o primeiro passo para saber o quanto está permitindo que os medos e inseguranças assumam o controle de suas escolhas. Agora, e se a procrastinação realmente estiver muito frequente? Como perceber que não está no caminho certo para chegar onde quer?

 

Neste artigo, vou falar sobre 3 razões pelas quais você pode continuar presa na procrastinação e não criar a mudança que deseja, podendo até se distanciar ainda mais da vida que quer ter.  Apesar de estas não serem as únicas razões, elas já podem ajudar você a prestar atenção se está seguindo por um caminho que lhe levará aonde deseja.

 

 

1 - Buscar respostas fora de si – não investir seu tempo em autoconhecimento

 

 

Em minha experiência pessoal e profissional posso dizer que esta é a principal razão que faz alguém ficar preso na procrastinação.

 

A maioria das pessoas que busca meu apoio, seja pelos meus programas ou pelos atendimentos individuais, tem um desejo genuíno e verdadeiro para se encorajar a mudar, está mesmo incomodada com a situação atual e quer criar uma vida mais alinhada consigo. E talvez por isso o que mais escuto é: “poxa eu sei que como está não está bom, por que afinal de contas eu continuo empurrando as coisas com a barriga?”.

 

Parece difícil mesmo de compreender... já ouvi até palavras como “devo ser burra mesmo”. Mas não é bem por aí. A verdade é que se você está postergando com frequência uma ação que deseja muito fazer, existem motivos para além do óbvio.

 

E é por isso que buscar respostas externas ao seu interior talvez não resolva! Ao deixar de lado um plano importante, se enrolando em justificativas plausíveis, é sinal de que existem fatores do seu universo interior como informações sobre sua história de vida, a maneira como você interpretou a história dos seus antepassados, a forma como encara suas emoções e até mesmo o que apreendeu da cultura com a qual você foi educada que precisam ser olhados com carinho para desbloquear quaisquer travas mentais e emocionais que estejam impedindo você de direcionar sua energia para aquilo que quer.

 

Infelizmente em nossa sociedade ocidental não fomos educados e estimulados a investir tempo e atenção para exercícios de olhar para dentro, para o universo interior,  compreender as emoções, nossas travas, nossos talentos, recursos, o que nos traz alegria, o que nos move, ou mesmo o que nos paralisa. Também não aprendemos na escola a dar nome para o incomodo que sentimos quando já não vemos mais prazer em fazer o que estamos fazendo.

 

Ao invés de investir em autodesenvolvimento e autoconhecimento (seja através de cursos, terapias, meditações, ou uma combinação de tudo isso) para se livrar da procrastinação, a tendência da nossa sociedade é investir em elementos que vem de fora, como ferramentas de gestão do tempo, planilhas, aplicativos, dentre outras.

 

De fato, essas ferramentas são excelentes quando você já destravou seus medos internos e está em fase de organizar seu tempo para manifestar seus planos. É justamente por isso que muitas pessoas investem em novos conhecimentos externos, mas não os utiliza na prática. Porque não se aprofundam no autodesenvolvimento, em conhecer seu universo interior, e por isso suas mentes e corações continuam as travando, ainda que possuam um bom aplicativo de produtividade.

 

 

2 -  Ter medo da critica ou da rejeição

 

 

Ao se aprofundar em seu universo interior talvez apareça outra razão que, se não trabalhada, também pode manter você na procrastinação.

 

Aqui a conversa já se torna um pouco mais profunda. É quando você percebe que não está deixando as coisas para amanhã simplesmente porque não deu tempo, ou porque surgiu um aniversário de um parente.

 

Você já olhou para dentro e identificou um medo forte de se sentir rejeitada ou ser criticada caso você concretize a mudança que deseja fazer.

 

Esses dois medos: da critica e da rejeição, são os mais paralisantes nas pessoas que desejam empreender uma mudança de vida ou de carreira.

 

Identificar esses medos e saber como enfrentá-los é fundamental para que esta não seja uma razão para manter você na inércia.

 

Experiente perguntar a si mesma se existe algum medo específico que possa estar alimentando sua procrastinação.  Depois me conte aqui abaixo nos comentários o que descobriu, assim poderei postar dicas mais direcionadas para o que está vivendo!

 

 

3 -  Perfeccionismo

 

 

Brené Brown, autora que estuda sobre vulnerabilidade, vergonha e imperfeição diz que é preciso ter coragem para ser imperfeito. Aceitar, abraçar e amar as nossas fraquezas. E para isso, é fundamental deixar de lado a imagem da pessoa que devia ser, para aceitar a pessoa que realmente é.

 

O recado dela é bem direto: Quando você deixa de fazer algo importante para você porque ainda não está bom o suficiente seja porque requer algum ajuste ou opinião de terceiros, você está sim sofrendo desse mal do perfeccionismo.

 

Quer dizer que precisa colocar em prática qualquer rascunho? Não é bem assim. A questão está sempre na frequência e intensidade em que você posterga uma ação porque ainda não teve todas as seguranças de que ela está “à prova de balas” para ser lançada ao mundo. 

 

Uma pergunta poderosa para tirar essa dúvida é: se você não está colocando sua mudança em prática porque seu rascunho ainda não está bom o suficiente, quando esse rascunho estará?

 

Reflita com muita honestidade. Se sentir que a resposta é algo parecido com “nunca”, está na hora de descobrir um método para encarar de vez seu perfeccionismo e encontrar alternativas para superá-lo. Que tal?

 

Você está disposta a sair desse estado e começar a mudar de vida? Então inscreva-se aqui para a Jornada Gratuita  Coragem para Mudar, onde vou lhe ajudar a iniciar esse processo de autodescoberta para se livrar da procrastinação de forma consistente e verdadeira e assim empreender suas mudanças de vida e carreira.

 

Reconheceu alguma razão pela qual está postergando seus objetivos? Comente aqui abaixo para interagirmos. Compartilhe também este artigo com uma pessoa querida que possa se beneficiar dessa leitura. Com carinho, Karina.

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Linkedin
Compartilhar no Google
Curta este Post!
Please reload

Saiba o passo a passo para sair da inércia e gerar as mudanças que você quer para sua vida e carreira, com coragem, autoconfiança e segurança em suas escolhas!

RECENTES
Please reload

SIGA 

  • Facebook - Círculo Branco
  • Branca Ícone Instagram

 © 2018 - Karina de Paula - All Right Reserved.

CONTATOS:

+55 (34) 9 9952-0605

contato@karinadepaula.com.br

Rua Eduardo Marquez, 816 - Bairro Martins 

Uberlândia/ MG - Brasil

Siga